Como tirar a segunda via do CPF


Se você perdeu, extraviou ou teve seu CPF roubado, veja aqui como tirar a segunda via do CPF.

O CPF ou Cadastro de Pessoas Físicas  é o documento de identificação fiscal para brasileiros e estrangeiros que moram no Brasil, ou que residam no exterior, mas possuem ativos no Brasil que estão sujeitos a registro público.

É um documento de vital importância para todos os brasileiros, pois sem ele não é possível realizar nenhum tipo de procedimento, como Carteira de Trabalho, abertura de conta bancária, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros.

Como tirar a segunda via do CPF

[sociallocker id=”455″][/sociallocker]

O cartão de plástico do CPF não existe mais, agora você deve imprimir seu CPF diretamente no site da Receita Federal, confira os detalhes logo abaixo.

Tenha em mãos os seguintes dados: Número de seu CPF, Seu nome completo, data de nascimento, nome da mãe e Título de Eleitor se for maior de 16 anos.

Acesse o site da Receita Federal, diretamente neste link para impressão simplificada.

Uma tela com as seguintes informações deverá aparecer:

Preencha com seus dados e clique em enviar, aparecerá um campo com um código conforme imagem abaixo, digite no local indicado e clique em OK.

Se tudo estiver correto, seu CPF será apresentado na próxima tela:

Agora que você aprendeu como tirar a segunda via do CPF, saiba um pouco mais sobre o documento:

1. Indivíduos que, residindo no exterior, possuem no Brasil bens e direitos sujeitos a registro em um registro público são obrigados a se registrar no CPF, tais como: imóveis, veículos, embarcações, aeronaves, ações comerciais, contas bancárias correntes, ações no mercado financeiro ou de capitais.

2. O número de registro no CPF é atribuído a uma pessoa física apenas uma vez, o pedido de um segundo registro é proibido.

3. Qualquer pessoa natural, embora não obrigada, brasileira ou estrangeira, não residente no Brasil ou residente no Brasil e que esteja no exterior, pode solicitar o registro no CPF.

4. O registro de pessoas físicas residentes no exterior não implica a emissão de um “cartão físico” do CPF. Neste caso, a entrada é verificada no CPF apresentando o “Comprovante de Inscrição e Cadastral Situação no CPF”, que pode ser impresso no site da “Receita Federal do Brasil (RFB)”. A prova de inscrição no CPF é feita apresentando o recibo citado e o documento de identidade do inscrito.

Alteração das informações pessoais no CPF

Os pedidos de alteração dos dados cadastrais, como alterações no nome da pessoa cadastrada no CPF, devem ser verificados através de documento que comprove a alteração perante a representação diplomática ou consular brasileira.

1. Formulário Específico – “Ficha Cadastral Pessoa Física” para ser concluída no site da Receita Federal;

2. Documento que verifica a alteração no CPF, por exemplo: certidão de casamento para verificar alteração no nome; Documento de identidade para verificar a data de nascimento, etc.

Cancelamento do CPF

A Receita Federal somente cancela o registro no CPF em caso de morte, multiplicidade de número de registro, por decisão administrativa ou determinação judicial



Link de origem

Rolar para o topo